sábado, 23 de novembro de 2013

 

Lesma do Mar

 
Em linguagem comum, chamamos lesmas do mar aos designados nudibrânquios em linguagem científica. O termo Nudibranchia tem origem grega e significa "brânquias descobertas". Estes seres vivos são alguns dos quais podemos encontrar nas zonas entre marés.
 
 
  
 
Os nudibrânquios pertencem ao grupo dos moluscos gastrópodes. A esse grupo pertencem também os búzios, as lapas, os caracóis do mar, entre outros. Que características possuem estes seres vivos?
 
  • Defesa: A maioria das lesmas do mar apresenta cores vivas, muito intensas. Porquê? É uma forma de avisar os predadores da sua toxicidade, evitando que sejam predadas por eles. Além de poderem emitir substâncias tóxicas, muitas lesmas do mar possuem estruturas urticantes que provocam queimaduras e lesões no agressor.
  • Locomoção: Os nudibrânquios possuem um pé musculoso que se estende por todo o comprimento da região ventral. Os movimentos ondulatórios deste pé impulsionam o animal para frente durante a locomoção ou natação.
  • Alimentação: São carnívoros, logo, alimentam-se de outros animais, tais como: cnidários, esponjas e cracas.
  • Respiração: Algumas lesmas podem respirar por brânquias, situadas ao longo do seu corpo; enquanto outras lesmas podem efetuar trocas gasosas com o meio através da superfície do seu próprio corpo, num processo chamado hematose cutânea.
  • Reprodução: As lesmas-do-mar são hermafroditas, ou seja, o mesmo animal é capaz de produzir óvulos e espermatozoides. Contudo, a estrutura dos seus órgãos reprodutores impede que ocorra a autofecundação, pelo que ocorre acasalamento. Durante este processo, as lesmas posicionam-se lado a lado e introduzem os espermatozoides no interior de uma abertura reprodutiva situada na região anterior do corpo. Os mesmos são armazenados no interior do organismo até que os óvulos estejam maduros. Nessa altura ocorre, então, a fecundação. Posteriormente, os ovos são libertados na água, unidos por um muco, e fixam-se ao substrato. Após a eclosão dos ovos não há nenhum tipo de cuidado parental.

Existem imensas espécies de lesma as do mar, pensa-se que cerca de 3000! Na praia da Bafureira, dia 5 de Novembro de 2013, encontrámos a espécie Hypselodoris villafranca, apresentada abaixo (e no início da página).

 
  
 
Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Ordem: Nudibranchia
Família: Chromodorididae
Espécie: Hypselodoris villafranca

Sem comentários:

Enviar um comentário