domingo, 24 de novembro de 2013

 

Anémonas do mar

 
(Fotografia tirada na praia da Bafureira)
 
As anémonas do mar pertencem ao grupo dos cnidários. Grupo de animais relativamente simples, ao qual também pertencem os corais, as alforrecas, as medusas e as hidras. As anémonas têm geralmente simetria radial, não têm esqueleto e são seres solitários. Que outras características possuem estes seres vivos?
 
  • Defesa: As anémonas são constituídas por tentáculos que, por sua vez, tal como as lesmas do mar, são urticantes e, por isso, provocam queimaduras e lesões no agressor. Além disso, estes seres vivos possuem, nos tentáculos, estruturas designadas por nematocistos, característicos de todos os cnidários. Estas, quando percecionam a aproximação de outro ser vivo, libertam uma toxina que o paralisa. Então, como é que os peixes palhaço vivem em anémonas sem ficar paralisados? Uma propriedade desconhecida do muco da pele do peixe faz com que os nematocistos da anémona não libertem a toxina. Por isso, vivem numa relação de mutualismo, na qual os peixes recebem abrigo e proteção das anémonas e, por outro lado, com os seus movimentos natatórios ventilam a anémona, mantendo-a livre de sedimentos.
 
  • Locomoção: As anémonas são constituídas por um pólipo fixo ao substrato. Contudo, podem deslizar muito lentamente sobre o substrato através dos seus discos pedais.
 
  • Alimentação: As anémonas são carnívoras, alimentando-se de pequenos peixes e outros animais. Esticam os seus tentáculos e, pelos processos já referidos na defesa, capturam as suas presas, levando-as, posteriormente, à boca.
 
  • Reprodução: Algumas anémonas são hermafroditas (tal como as lesmas do mar), enquanto outras têm sexos separados. Pode ocorrer reprodução sexuada e assexuada.  Na reprodução sexuada uma anémona liberta o esperma que estimula a outra a soltar os óvulos, ocorrendo fertilização externa. A reprodução assexuada pode dar-se de três formas: por fissão binária, quando a anémona se divide em dois; por laceração pedal, quando parte do disco de base se separa em pedaços e regeneram novos organismos; e por gemulação, quando uma nova anémona cresce da outra.
 

Na praia da Bafureira, dia 5 de Novembro de 2013, encontrámos a espécie Anemonia sulcata e a espécie Actinia equina, ambas pertencentes à mesma família de anémonas. A segunda espécie chama-se, em linguagem comum, Morango do mar. As duas anémonas referidas estão apresentadas abaixo.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------

 

Anemonia sulcata

 
 
 
(Nesta última imagem, a anémona encontra-se fora de água, em asfixia, pelo que tem os seus tentáculos contraídos)
 
Filo: Cnidaria
Classe: Anthozoa
Ordem:Actiniaria
Família: Actiniidae
Género:Anemonia
Espécie: Anemonia sulcata
 

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Actinia equina
Morango do mar

 
 
 
 
 
Filo: Cnidaria
Classe: Anthozoa
Ordem:Actiniaria
Família: Actiniidae
Género:Actinia
Espécie: Actinia equina
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário